KANDAHAR, Afeganistão - Insurgentes do Taliban mataram 25 civis afegãos, incluindo uma criança, depois de dispararem contra um ônibus e tomarem outro, em Kandahar, no sul do país, segundo informações da polícia dadas neste domingo.
A violência no país ressurgiu de forma intensa neste ano. Os ataques estão no seu pior nível em seis anos, disse neste mês o enviado das Nações Unidas ao Afeganistão. Cerca de 4.000 pessoas morreram neste ano, um terço delas civis.
O último ataque, na quinta-feira, ocorreu quando dois ônibus de passageiros, atravessaram o distrito de Maywand, em Kandahar, casa espiritual do Taliban e onde os militantes ainda têm muito apoio.
Militantes tentaram parar um dos ônibus, mas ele seguiu, afirmou Matiullah Qateh, chefe de polícia em Kandahar. Eles então atiraram contra o veículo, matando uma criança.
Os insurgentes pararam o segundo ônibus, com cerca de 50 passageiros, de acordo com Qateh. Mataram 24 pessoas e liberaram o restante, segundo ele.
Os corpos, disse a polícia, foram encontrados distantes da via onde ocorreu o ataque.
Um porta-voz do Taliban, Qari Mohammad Yousuf, afirmou à Reuters que eles mataram 27 pessoas, todos soldados afegãos.
Não foi possível checar de forma independente as informações transmitidas devido à insegurança na região e à falta de acesso ao local onde a ação ocorreu.
Os militantes afegãos lançam ataques contra militares, mas a maioria dos mortos acaba sendo civis, segundo especialistas em segurança.
Deixe sua opinião