Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Afeganistão

Talibãs parabenizam novo governo da Síria por vitória sobre Assad

Conversa com liderança talibã ocorre poucos dias depois do novo líder da Síria, Ahmed al-Sharaa (foto), ter dito que o país “não é como o Afeganistão” (Foto: EFE/EPA/Ministério das Relações Exteriores da Turquia)

Ouça este conteúdo

O novo ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad al-Shaybani, recebeu um telefonema nesta sexta-feira (27) do chanceler do regime talibã no Afeganistão, Maulvi Amir Khan Muttaqi, que parabenizou o povo sírio “por sua vitória sobre o antigo regime” após a derrubada do ditador Bashar al-Assad e por suas “medidas sábias” para toda a população.

No telefonema, o chefe da diplomacia dos fundamentalistas afegãos “desejou bondade e estabilidade para os sírios e para a nova liderança” e afirmou o apoio de seu país “às medidas sábias tomadas pela nova administração síria, que servem ao benefício dos sírios”, de acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Síria.

Por sua vez, Shaybani enfatizou a importância de fortalecer as relações entre os dois povos e aumentar a coordenação entre os dois países para benefício mútuo.

Essa conversa ocorre uma semana depois de o líder do novo governo sírio, Ahmed al-Sharaa, ter dito em uma entrevista à emissora BBC que a Síria “não é como o Afeganistão”, que “é uma sociedade tribal”, e afirmou que “é claro” que as mulheres terão acesso à educação na Síria.

Sharaa alegou que em Idlib, onde os rebeldes sírios já governavam, pelo menos 60% das mulheres vão para a universidade, e garantiu que “o governo sírio e o sistema de governança estarão de acordo com a história e a cultura do país”.

“Haverá um diálogo para garantir que todos sejam representados”, disse ele na entrevista.

Na última semana, o governo interino da Síria nomeou novos cargos em sua administração, incluindo os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, bem como medidas para reintegrar os dissidentes do regime de Assad.

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.