Os Estados norte-americanos onde mais pessoas possuem arma de fogo têm maiores taxas de homicídios, incluindo de crianças, relataram na quinta-feira pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard.
O estudo, que certamente provocará discussões num país em que a posse de arma é uma importante questão política, mostrou que uma em cada três famílias relatou possuir arma de fogo.
``Nossos resultados sugerem que, nos Estados Unidos, armas de fogo em lares podem ser uma fonte importante de armas usadas para matar crianças, mulheres e homens, tanto na rua quanto em sua casa'', disse Matthew Miller, professor-assistente de políticas de saúde e prevenção de ferimentos, que chefiou o estudo.
A equipe usou dados de uma pesquisa dos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças feita com 200 mil pessoas em todos os 50 Estados.
Após dividirem os Estados em quatro grupos baseados em quantas casas havia armas, os pesquisadores constataram que os Estados onde esse índice era maior, o índice de homicídio era 60 por cento maior do que em aqueles com menor proporção, relataram os pesquisadores na edição de fevereiro da revista Social Science and Medicine.
Há mais de 200 milhões de armas particulares nos Estados Unidos, segundo o Departamento de Justiça. Em setembro, o FBI divulgou dados de 2005 mostrando que crimes violentos haviam aumentado 2,3 por cento nacionalmente, o primeiro aumento em quatro anos.
Deixe sua opinião