Ouça este conteúdo
Descendentes que desejam fazer o pedido de reconhecimento de cidadania italiana em um Consulado pagarão uma taxa mais cara em 2025. O valor subiu após aprovação da Lei de Orçamento definida pela Câmara e Senado da Itália.
O aumento, que deve acontecer nas taxas de três vias que pede o procedimento “iure sanguinis” (direito de sangue), deve passar de 300 euros para 600 euros (cerca de R$ 3.870 no câmbio do dia 28 de dezembro de 2024).
A alta de 100% foi definida para pedido feito por pessoa e não mais por processo, já que antes era possível que em um mesmo pedido fossem incluídos outros membros da família. Uma outra mudança diz respeito a descentes que vão entrar com o pedido em uma prefeitura italiana. Antes nenhuma taxa era cobrada, mas com a nova medida, essas pessoas pagarão os mesmos 600 euros.
O pedido de reajuste é de iniciativa de partidos de direita que apoiam o governo de Giorgia Meloni. A justificativa está pautada no aumento das demandas nas repartições que recebem os pedidos. O objetivo do aumento do valor da taxa é diminuir o número de atendimentos para melhorar os serviços oferecidos, além de impor barreiras econômicas de acesso à cidadania.