Teerã Sob crescente pressão por parte de potências ocidentais temerosas de que a ampliação de seu programa nuclear tenha fim bélico, o Irã declarou ontem que "está pronto para transferir a países vizinhos tecnologia nuclear para fins pacíficos.
Segundo o chanceler Manouchehr Mottaki, teriam ajuda de Teerã, sob supervisão da AIEA (a agência nuclear da ONU), Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuait e Omã, todos do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico.
Na semana passada, os seis países se reuniram com a AIEA para estudar a viabilidade de um programa nuclear. Na ocasião, os membros do conselho expressaram preocupação sobre um possível impacto das atividades atômicas iranianas na região e sobre a tensão entre EUA e Irã devido ao programa nuclear de Teerã.
O chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, e o principal negociador nuclear iraniano, Ali Larijani, se reúnem esta semana. Um relatório da AIEA, divulgado na última semana, aponta que Teerã tem ampliado seu programa nuclear.