Teerã Sob crescente pressão por parte de potências ocidentais temerosas de que a ampliação de seu programa nuclear tenha fim bélico, o Irã declarou ontem que "está pronto para transferir a países vizinhos tecnologia nuclear para fins pacíficos.
Segundo o chanceler Manouchehr Mottaki, teriam ajuda de Teerã, sob supervisão da AIEA (a agência nuclear da ONU), Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuait e Omã, todos do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico.
Na semana passada, os seis países se reuniram com a AIEA para estudar a viabilidade de um programa nuclear. Na ocasião, os membros do conselho expressaram preocupação sobre um possível impacto das atividades atômicas iranianas na região e sobre a tensão entre EUA e Irã devido ao programa nuclear de Teerã.
O chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, e o principal negociador nuclear iraniano, Ali Larijani, se reúnem esta semana. Um relatório da AIEA, divulgado na última semana, aponta que Teerã tem ampliado seu programa nuclear.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia