• Carregando...

O Tecnoparque de Curitiba foi destaque no relatório ONU-Habitat divulgado nesta terça-feira (21). O texto, que analisa o desenvolvimento econômico da América Latina, apontou o projeto da capital paranaense - que incentiva empresas que trabalhem com inovações tecnológicas – como um bom exemplo para impulsionar o crescimento econômico.

De acordo com o relatório, o grande trunfo da cidade foi oferecer isenção fiscal para grandes companhias em impostos municipais e estaduais por dez anos.

"Graças ao programa e a outras vantagens, como uma ampla infraestrutura de comunicação, uma política de desenvolvimento urbano sustentável, baixos salários e um custo de vida inferior ao da maioria das cidades do Brasil, Curitiba conseguiu atrair companhias estrangeiras e grandes multinacionais", afirma o texto.

O Tecnoparque conta com a presença de mais de 150 empresas que representam 16 mil empregos. O documento da ONU ressalta que o grande investimento externo faz com que a cidade precise investir mais em capacitação profissional, para responder a crescente demanda das empresas.

Recicláveis

O modelo de gestão em resíduos sólidos da capital paranaense também foi destaque do relatório da ONU-Habital. O pioneirismo ao implantar campanhas de reciclagem, como a da Família Folha no início da década de 1990, fez com que Curitiba criasse uma tradição na coleta de recicláveis. O documento cita como exemplo os programas Compra de Lixo e o Cambio Verde.

Desigual

Um gráfico apontado pelo relatório coloca Curitiba como a sexta cidade selecionada com renda mais desigual da América Latina. O estudo utiliza o coeficiente de Gini para mostrar como a capital paranaense está abaixo do coeficiente nacional de desigualdade, com menos de 0,60, mas perde muito para os índices de Caracas, com menos de 0,40. No cálculo desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade de uma cidade ou país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]