O Irã tem cerca de 17 mil centrífugas nucleares, das quais mais de 10 mil estão ativas, declarou neste sábado (17) Fereydun Abasi Davani, na cerimônia em que deixava o cargo de chefe da Organização de Energia Atômica do Irã. Com isso, ele confirma os números divulgados em maio pela Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA).

CARREGANDO :)

No início de julho, segundo ele, além das 10 mil centrífugas de primeira geração já ativas, havia outras 7 mil prontas para entrar em funcionamento, segundo disse Davani à agência ISNA. De acordo com ele, também haveria outras 10 mil centrífugas de segunda geração já instaladas e prontas para entrar em atividade.

Discussão

Publicidade

O Irã afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos, mas Israel e os países ocidentais acusam o país de querer construir armas atômicas.

O novo presidente do país, Hasan Rowhani, é um ex-negociador de acordos nucleares. Antes da posse, disse estar pronto para iniciar "negociações sérias" e até dialogar diretamente com os arqui-inimigos EUA, caso sejam aliviadas as sanções ao país.

A Casa Branca respondeu que estava disposta a "cooperar", desde que o iraniano prove boa vontade.