Observações científicas feitas pelo telescópio espacial Hubble foram interrompidas, nesta sexta-feira (17), devido à problemas surgidos enquanto o observatório era recuperado de uma falha em um computador, informou a NASA.
Engenheiros trocaram com sucesso o sistema do Hubble para um computador de backup, nesta quinta-feira, e acompanhavam se os instrumentos do telescópio estavam sendo reativados automaticamente.
Entretanto, nesta sexta-feira, a NASA divulgou uma notícia em seu site dizendo que "a ativação dos instrumentos científicos do telescópio e a retomada das observações foram suspensas em decorrência de duas anormalidades encontradas no sistema do telescópio na quinta-feira (16)".
O computador defeituoso, necessário para coletar e processar dados de instrumentos científicos, levou a NASA a atrasar uma missão espacial há tempos aguardada para prestar serviço ao telescópio. O vôo foi reagendado para fevereiro, quando uma equipe irá tentar substituir o computador com problemas.
O telescópio espacial, que está a cerca de 485 quilômetros da órbita da Terra, mudou a compreensão dos cientistas sobre a origem, evolução e conteúdo do universo e forneceu imagens sem precedentes de galáxias distantes e fenômenos celestiais.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia