Técnicos da Nasa (agência espacial americana) vão tentar reprogramar computadores do telescópio espacial Hubble, desativado desde 27 de setembro por um problema técnico, para que ele volte a operar por meio de seu sistema de apoio (backup) até sexta-feira.
O Hubble foi desativado por causa de uma falha técnica em um computador que trabalha na transmissão à Terra das imagens e dados científicos do telescópio.
A equipe de 40 técnicos vai começar a enviar uma complexa série de sinais de computador para o Hubble para que ele passe a operar no sistema de reposição (backup) que não foi ativado desde que o telescópio foi lançado, em 1990.
Segundo os engenheiros, outros satélites conseguiram usar com sucesso componentes que não foram ativados por dez ou 15 anos.
O mais recente problema no computador principal do telescópio forçou a Nasa a adiar uma missão do ônibus espacial Atlantis para manutenção do Hubble.
A quinta e última missão do tipo no Hubble não vai se realizar pelo menos até fevereiro, quando astronautas deverão instalar peças sobressalentes.
O Hubble se movimenta em uma órbita a 575 quilômetros da superfície da Terra e deverá operar até 2013, quando o telescópio espacial James Webb será lançado.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal