Temperaturas que não eram vistas há anos devem alcançar recordes de baixa nos próximos dias nos EUA, criando condições difíceis para viagens e motivando escolas a fecharem as portas. O frio intenso vai afetar mais da metade do país a partir desde domingo e durante os próximos dois dias.
Um fenômeno conhecido como "vortex polar" - um bloco de ar frio e denso - está por trás da assustadora previsão de tempo para algumas regiões do país: -31ºC em North Dakota, -35ºC em Minnesota e -26ºC nas cidades de Indianapolis e Chicago.
"É um frio perigoso", alertou o meteorologista Butch Dye.
"As temperaturas mais baixas em quase duas décadas vão se espalhar para o norte e centro dos EUA hoje diante de uma frente fria do Ártico", disse o Serviço Meteorológico Nacional em um comunicado publicado em seu site no domingo.
Num tempo com essa temperatura tão fria, o congelamento pode ocorrer na pele descoberta em questão de minutos, especialistas alertaram.
Muitos médicos estão lembrando a população de que a hipotermia pode ocorrer rapidamente em temperaturas mais baixas que -26ºC. "Uma pessoa sem a vestimenta apropriada pode morrer facilmente nesta temperatura", alertou o meteorologista Scott Truett.
O mau tempo já criou problemas para quem tentou viajar neste domingo. Na cidade de Nova York, um avião de Toronto que tentou pousar no aeroporto JFK escorregou para fora da pista. Não houve feridos, mas o aeroporto suspendeu temporariamente suas operações devido ao gelo na pista.
Cerca de metade de todos os voos que chegam e partem do Aeroporto Internacional O'Hare de Chicago tinha sido cancelado no domingo, de acordo com a FlightAware, que acompanha as estatísticas de voo.
Em todo o país, cerca de 2.855 voos estavam atrasados e 2.332 tinham sido cancelados por volta do meio-dia.