Uma tempestade tropical atingiu a costa do Paquistão com chuvas torrenciais e ventos fortes neste domingo (6), danificando casas e afundando estradas na maior cidade do país. Segundo autoridades, sete pessoas morreram eletrocutadas em alagamentos. Temendo mais enchentes em Karachi e nos arredores, as autoridades evacuaram casas ao longo da linha costeira do Sul do país. Alguns moradores de vilarejos se recusaram a sair, mas milhares migraram para lugares mais altos, de acordo com o governador da província de Baluchistão, Hamal Kalmati.
Ele afirmou que muitas casas feitas de barro desmoronaram nos distritos de Gawadar e Pasni. A tempestade provocou deslizamentos de terra no Leste de Karachi, com ventos de mais de 80 quilômetros por hora. O departamento meteorológico informou que mais tempestades devem acontecer também em outras cidades costeiras.
A tempestade tropical Phet (que inicialmente era um ciclone, mas perdeu força) atingiu Omã na sexta-feira, matando ao menos duas pessoas e causando enchentes. Em Karachi, horas de chuva deixaram estradas sob mais de 30 centímetros de água. A eletricidade foi cortada em muitos distritos, sendo a maioria em região de menor altitude com 18 milhões de habitantes. A pobreza agrava a situação do local, pois a infraestrutura já apresentava más condições.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas