Uma tempestade de areia atingiu nesta segunda-feira a capital chinesa, cobrindo casas, ruas e carros com um pó marrom, e deu ao céu um tom amarelo escuro enquanto Pequim sofre seu pior nível de contaminação há anos e com os Jogos Olímpicos de 2008 à vista.
A desertificação do oeste do país e a estepe da Mongólia têm piorado as tempestades de areia da primavera dos últimos anos, chegando até a Coréia do Sul e o Japão. Além disso, a cidade apresenta um excesso de construções, e o clima frio com ventos não ajuda.
Até o momento em 2006, Pequim registrou 13 dias do pior nível de contaminação, mas do que o total do ano passado e o ponto mais alto em seis anos, informaram meios estatais.
Foram registrados somente 53 dias de céu azul em 2006, até a quarta-feira passada. A cidade estabeleceu um objetivo de 230 dias limpos para contribuir com o que chama de Olimpíadas Verdes.
Os hospitais também têm que lidar com um aumento do número de pacientes com doenças respiratórias. Na segunda-feira os jornais locais advertiram os moradores que usem máscaras.