Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Natal congelante

Tempestade de inverno perde força nos EUA, mas ainda causa transtornos

Grande tempestade de inverno afeta grandes porções dos Estados Unidos. Registro de 24 de dezembro, em Buffalo, Nova York (Foto: EFE/EPA/JALEN WRIGHT)

Ouça este conteúdo

A tempestade de inverno Elliot, que causou frio intenso e grandes complicações nos Estados Unidos em pleno Natal, começou a se enfraquecer neste domingo (25), embora ainda mantenha o país sob baixas temperaturas e problemas em aeroportos e rodovias.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês), previu para este domingo que a frente ártica "avança lentamente para o leste, enquanto se debilita", deixando ainda temperaturas baixas e algumas nevascas. "É esperado que as condições melhorem lentamente na medida em que o sistema se debilite. No entanto, viajar nestas condições será extremamente perigoso", indicou o órgão.

Segundo boletim divulgado às 10h30 (horário de Brasília), já são apenas 190 mil pessoas sob alerta de tempestade de neve, concentradas no estado de Nova York. Na véspera, eram 4 milhões de habitantes nesta condição.

Mortes, voos cancelados e falta de luz

Os estragos da tempestade Elliot ainda são sentidos nos aeroportos dos Estados Unidos, onde foram cancelados 2,8 mil vos neste domingo, de acordo com o site Flight Aware. Seguem fechados os aeroportos de Milwaukee, no estado do Wisconsin, e de Buffalo, no estado de Nova York.

O serviço elétrico, afetado pelos fortes ventos, pelas nevascas e pela alta demanda, já foi reestabelecido em grande parte dos Estados Unidos, onde 250 mil usuários estão sem energia, segundo o monitor Power Outage.

Ao menos 20 pessoas morreram em decorrência das condições climáticas, muitas delas, depois de ficarem presas nos carros durante a tempestade de neve ou acidentes nas rodovias.

Nos últimos dias, ao menos 200 milhões de pessoas nos EUA, o que representa aproximadamente 60% da população, estiveram sob algum alerta pelo clima.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.