• Carregando...

A tempestade tropical Fay atravessava Cuba nesta segunda-feira em meio a previsões de que o sistema se transformaria em furacão no percurso entre o arquipélago cubano e a Flórida.

As chuvas torrenciais e os fortes ventos obrigaram as autoridades cubanas a removerem a população de dezenas de comunidades, a cancelar festas do carnaval local e a emitir um alerta de inundações.

Durante o fim de semana, a tempestade Fay provocou cinco mortes confirmadas em sua passagem pela Ilha Hispaniola, dividida pelo Haiti e pela República Dominicana. Não há informações sobre vítimas em Cuba.

Hoje, um deputado haitiano informou que um ônibus com dezenas pessoas a bordo foi levado pela torrente no domingo ao tentar atravessar um rio que havia transbordado durante a passagem da tempestade tropical pelo país.

Apenas 23 pessoas foram encontradas com vida, mas 30 estão desaparecidas e teme-se que tenham morrido no incidente, ocorrido no sul do Haiti, informou Silvera Guillaume, coordenador da defesa civil na região.

Meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos previam hoje que Fay atingiria um conjunto de ilhas no litoral da Flórida ainda nesta segunda-feira. A expectativa dos cientistas é de que a tempestade ganhe força de furacão.

A Flórida declarou estado de emergência e os visitantes foram orientados a deixar as ilhas conhecidas como Keys antes da chegada da tempestade.

No Golfo do México, a petrolífera Royal Dutch Shell retirou funcionários de algumas de suas plataformas de operações no Golfo do México como medida de precaução, mas não suspendeu a produção.

Ao meio-dia de hoje (hora de Brasília), Fay já encontrava-se em mar aberto, a apenas 115 quilômetros de Key West, na Flórida. A tempestade dirigia-se a noroeste a 20 quilômetros por hora. Os ventos tinham velocidade sustentada de 100 km/h. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]