O furacão Harvey, de categoria 4, chegou aos Estados Unidos na noite de sexta-feira sendo considerado por especialistas o mais feroz em uma década. Ventos de mais de 200 km/h foram registrados. No sábado (26), no entanto, perdeu força e passou a ser considerado uma tempestade tropical. Ainda assim, o estrago é grande e Harvey promete causar inundações históricas no Texas.
Pelo menos cinco pessoas foram relatadas mortas como resultado da tempestade, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, e há quase uma quinzena de feridos. As cidades de Corpus Christi, Houston e Rockport, no Texas, foram as mais atingidas até o momento.
VEJA FOTOS do rastro de destruição deixado por Harvey
Houston, quarta maior cidade dos EUA, com 2 milhões de habitantes, recebeu cinco helicópteros da Guarda Costeira e está esperando cerca de 40 barcos adicionais para encontrar aqueles que precisam de ajuda, disse o prefeito Sylvester Turner em entrevista coletiva, neste domingo (27). Há mais de 66 mil casas sem energia elétrica.
VEJA TAMBÉM: Por que Houston não foi evacuada se a chegada de Harvey já era esperada?
Ás 7 horas da manhã deste domingo (27), o Serviço Meteorológico Nacional registrou 27 centímetros de chuva em Houston, com 3 a 7 polegadas acima do esperado. Há alertas de inundações instantâneas e tornados para uma grande área do estado do Texas, e também são esperadas grandes ondas ao longa da costa. O Aeroporto William H. Hobby está fechado.
Enquanto luta para abrir abrigos em todo o Texas, o centro de comando da Cruz Vermelha em Houston está “isolado fisicamente” em razão das inundações, disse Paul Carden, diretor distrital das atividades da Cruz Vermelha no sul do Texas, que inclui Corpus Christi.
A orientação é que as pessoas sigam para os telhados e usem lençóis e toalhas para acenar às equipes de resgate. Deixar o local onde estão agora pode ser ainda mais perigoso em razão das estradas inundadas.
Aeroportos
A tempestade tropical Harvey deve afetar as viagens aéreas norte-americanas nesta semana. Os dois aeroportos de Houston permanecem fechados e fortes chuvas continuam a cair no estado do Texas.
A United Continental cancelou todos os voos do Aeroporto Intercontinental George Bush de Houston até segunda-feira ao meio-dia. A Administração Federal de Aviação disse que o pequeno Aeroporto William P. Hobby, mais próximo do centro de Houston, ficaria fechado até quarta-feira, enquanto as chuvas históricas que atingem a quarta maior cidade dos EUA continuam.
A Southwest Airlines disse que seus voos no Hobby estão cancelados até segunda-feira. A companhia recomenda que os passageiros "se abriguem no local" no Hobby.
O site de rastreamento de voos FlightAware.com disse que 1.664 voos foram cancelados a partir do meio-dia de domingo como resultado da tempestade. Cerca de 817 voos foram adiados, um número pouco característico para esse evento, o que pode ser resultado do grande número de viagens canceladas de forma preventiva.
De acordo com a FlightAware, 89% dos voos programados para deixar o Bush Intercontinental foram cancelados no domingo, um total de 547. No Hobby, 96% dos voos de partida e chegada programados, num total de 160 cada, foram impactados, de acordo com o FlightAware.
A American Airlines disse que cancelou 110 voos domingo, principalmente em Houston. A maior companhia aérea dos EUA tem um centro no Aeroporto Internacional de Dallas, que não foi afetado.
As companhias aéreas continuaram a oferecer aos passageiros a oportunidade de alterar suas datas de viagem sem incorrer em taxas de mudança e, em alguns casos, remanejar sem preços mais elevados.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”