As fortes chuvas da depressão tropical Imelda provocaram graves inundações no sudeste do estado americano do Texas nesta quinta-feira (19). Um homem morreu e pelo menos outras mil pessoas precisaram ser resgatadas ou evacuadas, segundo autoridades. As principais rodovias foram fechadas e as autoridades receberam centenas de pedidos de ajuda. Os impactos foram comparados aos estragos causados pelo furacão Harvey, um ciclone tropical que atingiu o Texas em 2017.
"O que estou vendo agora faz o Harvey parecer uma tempestade", disse o xerife do condado de Chambers, Brian Hawthorne, a uma televisão local.
A depressão tropical Imelda inundou a região com até 90 centímetros em volume de chuvas. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA declarou emergência de inundação repentina para partes de cinco municípios do sudeste do estado, descrevendo a situação como "particularmente perigosa" e instando os moradores a "procurar lugares altos agora".
Um homem chamado Hunter Morrison se afogou após ser eletrocutado, segundo um comunicado da família compartilhado pelo Gabinete do Xerife do Condado de Jefferson. O gabinete não deu mais detalhes, mas informações públicas indicam que Morrison tinha 19 anos.
Segundo o comunicado da família, o homem morreu ao tentar transportar o seu cavalo.
O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, declarou estado de emergência. O aeroporto de Houston permaneceu aberto, mas voos atrasaram por causa de alagamentos nas estradas das redondezas.
Canais de televisão transmitiram imagens de carros submersos e de tumulto em esforços de resgate em ruas inundadas.
Partes de dois condados tiveram ordem de evacuação. Em Beaumont, uma cidade de 120 mil habitantes, a polícia pediu paciência da população enquanto as equipes de resgate tentavam atender quase 600 chamados.
A tempestade causou quedas de eletricidade. Cerca de 75 mil consumidores podem ter ficado sem energia elétrica na tarde desta quinta-feira, segundo o site poweroutage.us.
Imelda é a primeira tempestade "com nome" a atingir a área desde 2017, quando o furacão Harvey causou enchentes catastróficas e ao menos 68 mortes. O furacão se tornou o segundo que mais causou prejuízos na história dos EUA, depois do Katrina em 2005.