A tempestade tropical Isaac deixa mais de 36 bilhões de dólares em residências na costa sul dos Estados Unidos vulneráveis a enchentes, e Louisiana ficaria com maior parte dessas perdas, estimou neste domingo (26) a CoreLogic, companhia de análise especializada nesse tipo de imóvel.
O Isaac chegou à região de Florida Keys neste domingo, e o Centro Nacional de Furacões prevê que tocará o Mississippi na quarta-feira sob a forma de furacão de categoria 2.
Em muitas das previsões Isaac se dirige mais a oeste, ou seja, diretamente para o oeste de Nova Orleans, ou perto.
De qualquer maneira, a CoreLogic afirmou que as condições na costa sul estão cada vez mais desfavoráveis para uma grande tempestade por conta de um furacão.
A companhia estimou que 223 mil imóveis da região de Nova Orleans, no valor de 30,44 bilhões de dólares, estariam vulneráveis a enchentes caso um furacão de categoria 2 atinja a região. Em toda a costa sul, mais de 269 mil imóveis estariam em perigo, em um total de 36 bilhões de dólares.
"Ao contrário do que acontece com ventos, donos de imóveis não podem minimizar o efeito de enchentes", disse o vice-presidente da CoreLogic, Howard Botts, neste domingo.
Nova Orleans é muito vulnerável a enchentes por ser uma cidade de baixa altitude. O Katrina, furacão de 2005, causou enchentes que passaram de 7,6 metros.
"A cidade ainda tem muitas partes abaixo do nível do mar, onde a água ultrapassa qualquer barreira de proteção. Então, haverá muitas propriedades impactadas", afirmou.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura