A tempestade tropical Alfa provocou inúmeros danos durante sua passagem pelo Haiti, especialmente nas regiões oeste, sudeste, noroeste e norte, informaram autoridades locais nesta segunda-feira. Apesar de o fenômeno ter perdido a força ao tocar as montanhas do país, as chuvas provocaram grandes inundações, afirmaram diferentes autoridades locais, que não puderam confirmar o número de mortos por haver várias zonas afetadas inacessíveis.
A cidade de Leogane, situada ao sul da capital, ficou completamente inundada e o prefeito, Taylor Rigaud, falou na manhã desta segunda-feira de uma "situação alarmante", que havia produzido "uma dezena de mortes". No entanto, disse não estar em condições de confirmar os dados recebidos porque "várias regiões estão inacessíveis".
Vários rios que passam por Leogane arrastaram animais, inundaram casas e afetaram as plantações. O prefeito explicou que muitas famílias tiveram que abandonar suas casas inundadas e que não foi possível organizar uma retirada oficial.
Outras regiões da periferia sul de Porto Príncipe foram também afetadas pelas inundações, particularmente o bairro do Carrefour, a localidade de Mariani e Jacmel, cidade do sudeste. Mas as autoridades conseguiram evacuar parte da população.
A delegada do governo, Margareth Martin, não pôde confirmar a notícia de que uma pessoa teria morrido, mas contou que as escolas estão tendo problemas para funcionar porque estão funcionando como albergues para desabrigados.
Em Fort Liberté, no noroeste, as autoridades afirmaram que uma centena de casas foram destruídas por inundações e dezenas de famílias sofreram danos à espera de ajuda.
Vários bairros da cidade de Gonaives (norte) ficaram inundados e as autoridades avaliavam os danos, informou o delegado de governo para esta região, Elie Cantave.