A tempestade tropical Emily deve provocar fortes chuvas nesta terça-feira em Porto Rico após cruzar o nordeste do mar do Caribe, num curso que deve levá-la para as proximidades do Haiti no período de 24 horas. A tempestade deve provocar 100 milímetros de chuvas nas ilhas de Leeward e Windward e 150 milímetros em Porto Rico e na República Dominicana, água suficiente para causar enchentes e deslizamentos de terra em áreas que já sofrem com fortes chuvas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Quando a tempestade passou nas proximidades da Dominica, a meteorologista Cheryl Etienne Lebanc pediu que as pessoas ficassem alertas durante a noite. "Estamos aconselhando todos a permanecer em casa e ficarem alertas", disse ela à rádio estatal. "Não é hora de sair de casa."As pessoas parecem ter seguido o conselho e as ruas ficaram desertas na ilha conhecida por suas belezas naturais.
Rosie Brown, moradora da pequena cidade de Mero, no oeste da ilha, disse que estava rezando para que grandes danos não atingissem a ilha. "Até agora, tem caído apenas uma chuvinha, mas eu rezo para Deus para que a chuva não fique mais forte. Não precisamos de outra tempestade aqui, como aquela de anos atrás", disse Brown, referindo-se ao furacão Dean, que provocou enchentes e prejudicou plantações de banana em 2007.
Meteorologistas no Centro Nacional de Furacões em Miami disseram que às 9h (de Brasília) Emily estava a cerca de 425 quilômetros de San Juan, em Puerto Rico, com ventos sustentados de 65 quilômetros por hora e se movia para o oeste, a quase 22 quilômetros por hora. Emily deve ganhar força gradualmente ao cruzar o Mar do Caribe e se aproximar da ilha de Hispaniola na noite de terça-feira e na quarta-feira.
Alertas de tempestade tropical foram emitidos para Porto Rico, República Dominicana, Guadalupe, Desirade, Les Saintes, Marie Galante, Vieques e Culbera. Um estado de atenção para tempestade tropical foi lançado para as Ilhas Virgens e Haiti. As informações são da Associated Press.