Pelo menos 59 pessoas morreram nas regiões centrais e sul das Filipinas por causa das inundações e deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Jangmi, confirmaram nesta quinta-feira as autoridades locais.
As áreas de Visayas, no centro do arquipélago, e a ilha de Mindanao, a região mais meridional do país, são as mais afetadas, segundo o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, informou a imprensa local.
A tempestade tropical já está fora do território filipino.
Mais de 121 mil pessoas foram afetadas pela Jangmi, das quais cerca de 80 mil foram transferidas para abrigos, segundo a agência nacional.
A grande maioria das regiões afetadas pelas inundações sofreu no começo do mês passado a devastação do tufão Hagupit que cruzou de leste a oeste a região central das Filipinas com direção noroeste.
O Hagupit, que na chegada ao país mantinha ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h, matou 28 pessoas e obrigou o deslocamento de 1,85 milhão.
Entre 15 e 20 tufões passam a cada ano pelas Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa em geral em junho e termina em novembro.