A tempestade tropical Rita, a número 17 da intensa temporada de furacões do Atlântico, se encontra nesta segunda-feira de manhã ao sul das Bahamas e se dirigia para o Caribe, onde os turistas receberam a ordem de abandonar o lugar.
Meteorologistas emitiram alertas de tempestade para as Bahamas e para o sudoeste da Flórida, Caribe, Cuba e as ilhas de Turks e Caico. Os especialistas acreditam que a medida terá de se estender até o norte, na costa da Flórida.
A tempestade pode ganhar força e se tornar um furacão nesta terça-feira, quando se encontrará entre o Caribe e Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, com sede em Miami.
Às 9h (horário de Brasília), o epicentro da tempestade Rita se encontrava ao redor de 380 quilômetros ao sudeste de Nassau, a capital das Bahamas, e se movia até o oeste a 15 quilômetros por hora. Seus ventos sustentáveis alcançavam cerca de 95 quilômetros por hora, acrescentou o centro.
Rita pode chegar até o Golfo do México nesta terça ou quarta-feira.
Autoridades do Caribe, uma cadeia de ilhas de 177 quilômetros localizada ao Sul da Flórida, deram início no domingo a uma evacuação paulatina e disseram aos visitantes que abandonem os lugares mais baixos. As escolas continuam fechadas nesta segunda-feira.
No Caribe e nas ilhas Exumas e Andros, nas Bahamas, está vigente uma advertência sobre a possibilidade que se registrem fenômenos deste tipo durante as próximas 36 horas no Caribe e em parte de Cuba.
Nas ilha Turks e Caicos, território britânico perto das Bahamas, assim como a zona centro e sudeste dessas últimas, está vigente um alerta de furacão.
Durante a temporada de furacões no Atlântico, que ocorre entre 1º de junho e 30 de novembro, em geral cerca de 11 tormentas tropicais ou furacões são registradas.
Mas os meteorologistas prevêem que a temporada atual será mais ativa, com até 21 tempestades, devido às altas temperaturas que registra a superfície marítima e outras condições que favorecem a formação destes fenômenos.
As autoridades cubanas já começaram a realizar a retirada de municípios do litoral norte da ilha devido à proximidade da tempestade tropical Rita, que ameaça grande parte do país e se dirige para o sul da Flórida.
A Defesa Civil Nacional decretou "fase de alerta de ciclone" nas províncias de Ciego de Avila, Sancti Spíritus, Villa Clara, Matanzas, La Habana e Cidade de Havana e já pediu à população que cumpra as recomendações das autoridades e se mudem para albergues e lugares seguros, caso necessário.