Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fúria da natureza

Tempestades deixam 34 mortos no México

Ônibus encalhado em área inundada de Acapulco, no México. Ao menos 34 pessoas morreram em decorrência das tempestades no país | REUTERS/Jacobo Garcia
Ônibus encalhado em área inundada de Acapulco, no México. Ao menos 34 pessoas morreram em decorrência das tempestades no país (Foto: REUTERS/Jacobo Garcia)

Os resquícios da tempestade tropical Manuel continuavam a provocar perigosas chuvas na costa mexicana do Pacífico enquanto o furacão Ingrid perdeu força e se transformou numa tempestade tropical no Atlântico, um acontecimento incomum que, segundo as autoridades federais, causou a morte de 34 pessoas.

O impacto mais grave foi registrado no domingo, no estado costeiro de Guerrero (no Pacífico), onde o governo relatou 15 mortes confirmadas. Autoridades do estado disseram que vítimas morreram em deslizamentos de terra, afogadas por causa de um rio que transbordou e num acidente envolvendo um caminhão num estrada montanhosa que estava escorregadia.

O coordenador federal de proteção civil, Luis Felipe Puente, disse aos jornalistas na noite de domingo que as chuvas também causaram três mortes de Hidalgo, três em Puebla e uma em Oaxaca. Hoje, autoridades de Veracruz informaram que 12 pessoas morreram quando o ônibus em que viajavam foi atingido por um deslizamento de terra.

Ser atingido por uma tempestade tropical e um furacão ao mesmo tempo "é completamente atípico" no México, disse o coordenador do serviço meteorológico nacional do país, Juan Manuel Caballero em entrevista coletiva, da qual Puente também participou.

Autoridades nos Estados de Tamaulipas e Veracruz, no Golfo do México, retiraram mais de 7 mil pessoas de áreas mais baixas na medida em que o furacão se aproximava. A perspectiva de tempo ruim fez com que comunidades cancelassem as celebrações do Dia da Independência planejadas para domingo e segunda-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.