Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempo

Tempestades e tornado avançam sobre Flórida e matam 19

Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA | Divulgação/Polícia de Plam Beach
Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA (Foto: Divulgação/Polícia de Plam Beach)

Pelo menos um tornado e violentas tempestades mataram 19 pessoas na sexta-feira e danificaram ou destruíram centenas de edificações ao passar sobre o Estado da Flórida, nos Estados Unidos, disseram autoridades.

Casas, estabelecimentos comerciais e igrejas foram reduzidos a entulho ao longo de uma vasta região ao norte da importante região turística ao redor de Orlando, mas os parques da Disney World não foram afetados.

"O número de mortos é de até 19 agora", disse Kevin Lenhart, porta-voz do centro de operações de emergência de Lake County.

Enquanto o governador Charlie Crist declarava estado de emergência, equipes de resgate buscavam sobreviventes e vítimas que podem estar soterrados sobre suas casas.

A tempestade começou às 3h15 da madrugada de sexta-feira (horário local), segundo um porta-voz da polícia, acrescentando a ocorrência de um ou dois tornados.

Uma autoridade do centro de operações de emergência, Kevin Lenhart, disse que mais de 500 edificações foram danificadas ou destruídas. Algumas pessoas ainda estavam desaparecidas.

"Nós temos uma destruição completa de casas, estabelecimentos comerciais, instituições religiosas", disse Patton à CNN.

Até cem residências sofreram danos no condado de Sumter, mas autoridades locais disseram que não houve registro de mortes.

Imagens de TV mostraram que as tempestades atingiram vários bairros, deixando pouco mais do que pilhas de escombros sobre fundações de concreto.

O porta-voz da polícia rodoviária da Flórida, Kim Miller, disse que o tornado arrastou cinco trailers na rodovia interestadual no condado de Volusia, por volta das 3h45 da madrugada.

Cerca de 30 mil pessoas ficaram sem luz, sendo que metade continua nessa situação, segundo autoridades locais.

Crist adiou a apresentação de seu primeiro orçamento como governador e declarou estado de emergência em quatro condados, autorizando a liberação de verbas para socorro. A Cruz Vermelha abriu as portas de abrigos para pessoas que ficaram sem suas casas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.