Uma forte tempestade com queda de granizo atinge a cidade de Buenos Aires nesta terça-feira, provocando quedas de árvores e enchentes que chegaram até parte da Casa Rosada. De acordo com autoridades, ao menos 38 milímetros de água caíram na capital argentina em apenas uma hora. No município de Conurbano - cidade satélite - foram registrados 80 milímetros no mesmo tempo.
O serviço meteorológico da Argentina havia alertado a população sobre possíveis temporais. A tormenta, que começou às 11h da manhã, escureceu o céu da cidade e provocou problemas de trânsito e no serviço de trens e metrô, que tiveram que suspender o funcionamento de algumas linhas pela inundação de algumas estações.
Os bairros portenhos mais afetados foram Belgrano e Palermo, onde a água invadiu vilas e parou parte do tráfego. A queda de granizo, registrada em Congreso, Villa Urquiza, Palermo, Devoto, Caballito e Belgrano, complicou o trânsito na zona do Obelisco, onde motoristas buscaram abrigo e travaram a circulação na área.
Segundo especialistas, há chances da chuva atingir também as províncias de Entre Ríos e Santa Fe, mas o tempo deve melhorar no fim da tarde.
"A chegada de uma frente fria dará lugar a chuvas e tormentas, algumas localmente fortes, com possibilidade de queda de granizo e fortes rajadas de vento durante todo o dia de hoje", disse um informe do serviço meteorológico às 6h da manhã. "O tempo tende a melhorar no fim da tarde", acrescentou.