Buenos Aires e outras cidades na Argentina foram afetadas por um forte temporal neste domingo (17). Além de mortos e feridos, as chuvas chegaram a arrastar um avião e destruiu a Floralis Genérica, tradicional ponto turístico argentino localizado no bairro da Recoleta, na capital.
Com ventos que atingiram150 quilômetros por hora, voos tiveram que ser cancelados e um avião foi arrastado. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver uma aeronave da Aerolíneas Argentinas, que estava parada na pista, sendo movida pela ventania e derrubando uma escada que estava ao seu lado. Veja o vídeo:
Nem mesmo a Floralis Genérica, monumento feito em aço, resistiu aos fortes ventos. Com mais de 20 metros de altura, a obra do argentino Eduardo Catalano pesa 18 toneladas e teve uma de seus pétalas arrancadas, além de ter ficado com parte de sua estrutura danificada. Árvores também foram derrubadas pelo vento e estragaram carros nas ruas.
A região mais afetada foi a cidade portuária de Bahía Blanca, localizada na província de Buenos Aires. Foi no município que a ventania que o teto de um ginásio esportivo desabou e matou cerca de 13 pessoas. O local sediava uma competição esportiva no momento em que a tempestade teve início.
O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou as mortes causadas pela tempestade. O mandatário também orientou que as pessoas fiquem em casa e evitem áreas de risco. O governo do país também afirmou que está monitorando a situação e trabalha junto as autoridades locais para prestar assistência às vítimas e conter os estragos do temporal deste domingo.
Donald Trump desbanca Kamala Harris e é eleito presidente dos EUA
O segundo mandato de Trump e o acerto de contas com a diplomacia lulopetista
Bolsonaro comemora vitória de Trump e diz esperar que o Brasil siga o mesmo caminho
Mercado aposta em alta mais forte dos juros; o que influencia a decisão do BC