Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercosul

Tensão com Uruguai

Buenos Aires (AE) – A tensão diplomática provocada pela decisão do Uruguai de negociar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos acendeu as luzes de alerta no bloco regional, as quais vão requerer muita habilidade diplomática e soluções para equilibrar as diferenças entre os dois sócios maiores (Argentina e Brasil) e os dois menores (Paraguai e Uruguai).

A polêmica sobre se o governo de Tabaré Vazquez se encontra em negociações com os EUA reforçou as queixas sobre desigualdade no tratamento, condições e normas do Mercosul. Para o secretário da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Carlos Álvarez, o momento é oportuno para "revisar algumas coisas" no processo de integração.

O presidente argentino Néstor Kirchner viajará para Brasília hoje, onde se reunirá com os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez. À noite, discutirão a posição do Uruguai de negociar um acordo de livre comércio com os EUA e seu, conseqüente afastamento do Mercosul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.