Um avião fazia o voo entre as cidades de Hotan e Urumqi na região de Xinjiang (noroeste da China) foi objeto nesta sexta-feira de uma tentativa de desvio por seis indivíduos que foram dominados pela tripulação e os passageiros, informou o governo regional.
A tentativa aconteceu 10 minutos depois da decolagem do avião da companhia Tianjin Airlines do aeroporto de Hotan, ao qual a aeronave retornou, informou o Tianshanwang, o portal na internet do governo desta região de maioria muçulmana que registra episódios esporádicos de violência.
"Os seis sequestradores são uigures", declarou à AFP a porta-voz do governo de Xinjiang, Hou Hanmin.
"No momento não conhecemos as razões da tentativa e estamos investigando", completou.
Durante tentativa de desvio, "pelo menos sete pessoas ficaram feridas, incluindo tripulantes e passageiro", disse a porta-voz.
Os autores da tentativa foram detidos.
Xinjiang é uma região de maioria muçulmana que registra atos de violência esporádicos entre a minoria uigur de língua turca e os chineses Han, a etnia majoritária na China.
Os uigures reclamam que seus direitos culturais e linguísticos não são respeitados e que o desenvolvimento econômico da região favorece primeiro os hans.
A segurança foi reforçada em Xinjiang desde os confrontos entre uigures e hans em julho de 2009 em Urumqi, capital da região, que deixaram quase 200 mortos e mais de 1.600 feridos.