Tóquio – As autoridades sanitárias do Japão detectaram um terceiro caso de gripe aviária na província de Okayama (oeste), com o que sobe para três o número de focos da doença encontrados no país apenas este mês. O Ministério de Agricultura do Japão confirmou que 49 aves morreram desde o fim da semana passado até ontem em uma fazenda de Takajashi, devido a uma variação do vírus H5 da gripe aviária. Ainda não se sabe até o momento se as aves morreram em decorrência do vírus H5N1, que também pode contagiar os humanos, como ocorreu com os outros dois casos, localizados a vários quilômetros de distância, na província de Miyazaki (sudoeste), em outra ilha do arquipélago japonês.

CARREGANDO :)

As autoridades sanitárias japonesas ainda não encontraram relação entre os três casos de gripe aviária, mas afirmaram que as investigações continuam e que antes de dois dias se saberá a natureza da última variação detectada. Os três focos localizados no Japão levaram as autoridades a sacrificar milhares de frangos e indicam o ressurgimento da temida doença no continente asiático.

Desde o início de 2007 foram descobertos novos focos de gripe aviária em fazendas da Coréia do Sul, China, Japão, Indonésia, Tailândia, Vietnã e Indonésia que, com 62 mortes, lidera a lista mundial de vítimas em decorrência da doença.

Publicidade