Ouça este conteúdo
Um novo grupo de brasileiros iniciou, na manhã desta quinta-feira (21), a saída da Faixa de Gaza. Por volta das 5h (10h, no horário local), civis com cidadania do Brasil e familiares diretos estavam no processo de imigração na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
A informação divulgada pelo Itamaraty indica que 34 pessoas receberam autorização pelas autoridades israelenses para deixar o enclave palestino, no entanto o número oficial de resgatados ainda não foi informado pelo governo brasileiro.
Segundo apurou a emissora americana CNN, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, decolou às 7h de hoje (21), do Rio de Janeiro, rumo à capital egípcia, Cairo, para realizar a repatriação dos civis. A previsão de desembarque do grupo no Brasil é no sábado (23), às 8h, no horário de Brasília.
Além da repatriação, a nova operação de resgate também levará ajuda humanitária para o enclave palestino, com purificadores de água e kits voltaicos.
No dia 9 de dezembro, 47 brasileiros e familiares conseguiram cruzar a fronteira de Rafah. Na ocasião, Israel vetou a saída de 24 nomes enviados pelo Brasil, o que fez com que muitos desistissem na última hora do resgate para não deixar familiares para trás. Naquele dia, havia uma lista com 102 nomes pedindo repatriação no país.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro, o governo brasileiro já retirou mais de mil brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses.