Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Terremoto atinge o Leste do Japão

Um terremoto com magnitude preliminar de 6,2 graus sacudiu o leste do Japão nesta quarta-feira e foi sentido em Tóquio, mas não há alerta de tsunami, disse a Agência Meteorológica do país.

O tremor ocorreu por volta de 20h44m (horário local, 9h44 em Brasília) e chacoalhou os prédios da capital japonesa. Não há relatos de mortes ou danos.

As pistas do aeroporto Narita, de Tóquio, foram fechadas para verificações logo após o tremor, mas em seguida foram reabertas. Algumas ferrovias foram interrompidas por alguns instantes.

O foco do tremor fica 40 quilômetros abaixo da superfície marinha, no litoral da região de Ibaraki, a nordeste de Tóquio, segundo a agência.

- Foi um tremor lento, mas violento. Ficou chacoalhando por um tempo, mas não tanto a ponto de fazer os objetos caírem das estantes - disse Toru Saito, funcionário do governo regional de Ibaraki, à emissora pública NHK. Cerca de 600 casas ficaram alguns momentos sem energia.

- O prédio chacoalhou de lado a lado, mas nada caiu - disse Hiroshi Okasato, bombeiro da cidade de Rokkou,à NHK.

Um reator nuclear experimental de Ibaraki se desligou automaticamente, mas não houve problemas em qualquer uma das usinas nucleares da área, segundo as autoridades. Também não há relatos de danos em refinarias e usinas elétricas. A economia de Ibaraki depende da indústria e da agricultura.

A magnitude do terremoto foi medida segundo uma técnica semelhante escala Richter, mas ajustada às características geológicas do Japão.

Terremotos são comuns no Japão, uma das regiões sismologicamente mais ativas do mundo. O país concentra cerca de 20% dos sismos mundiais com magnitude igual ou maior a seis.

Em outubro de 2004, um tremor de magnitude 6,8 atingiu a região de Niigata, no norte, matando cerca de 40 pessoas e ferindo mais de três mil. Em 1995, um terremoto de magnitude 7,3 devastou a cidade de Kobe, matando mais de 6.400.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.