Um terremoto sob o mar atingiu a província indonésia de Aceh na sexta-feira, causando pânico entre os moradores apesar de não ter havido um alerta de tsunami ou notícias imediatas de mortes e estragos.
O tremor de magnitude 5,9 aconteceu às 15h02 (5h02, horário de Brasília) e teve seu centro cerca de 70 km a sudoeste da capital da província, Banda Aceh, disse a Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia. O tremor aconteceu em uma profundidade de cerca de 30 km.
A agência disse que não havia risco de tsunami, mas os moradores de Banda Aceh saíram correndo de suas casas em pânico, temendo uma repetição de um tsunami que deixou cerca de 170 mil mortos ou desaparecidos em Aceh em dezembro de 2004.
"Eu estava dirigindo quando aconteceu, mas pude sentir o tremor", disse um morador, Fachri Adnan. "Esse é o maior terremoto nos últimos meses".
Terremoto são frequentes na Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo. Suas 17 mil ilhas estão em um cinturão de intensa atividade vulcânica e sísmica, parte do que é chamado de "Anel de Fogo do Pacífico".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo