Um terremoto de magnitude preliminar de 5,7 graus atingiu na noite desta quarta-feira (9), pelo horário local, o leste da Turquia informou a agência de notícias Dogan. Segundo a agência, o terremoto provocou o desabamento de alguns prédios na província de Van, devastada por outro tremor violento de 7,2 graus em 23 de outubro, o qual matou pelo menos 600 pessoas e deixou dezenas de milhares de desabrigados.
O terremoto desta quarta matou pelo menos 3 pessoas e 11 sobreviventes foram resgatados dos escombros. Cinquenta pessoas estão soterradas nos escombros de um hotel.
Segundo os canais de TV, há pessoas sob os escombros e as equipes de resgate trabalham para encontrar possíveis sobreviventes. Nove aviões, com cerca de 300 socorristas, foram enviados à zona afetada, informou a TV estatal TRT.
O tremor ocorreu às 19h23 do horário local(17h23 de Brasília), e seu epicentro foi situado no distrito de Edremit, a 15 km da região da província de Van.
O canal de televisão NTV assinalou que o hotel, de seis andares, hospedava principalmente jornalistas e equipes do Crescente Vermelho turco na cidade de Van. Várias ambulâncias e equipes de resgate foram enviadas ao local.
O TRT mostrou grupos de resgate retirando vítimas dos escombros e precisou que vários prédios danificados no terremoto de 23 de outubro acabaram caindo nesta quarta.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos