Um terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu neste domingo a costa nordeste do Japão, sem que tenha sido ativado o alerta de tsunami nem se tenha informado por enquanto de danos graves, informou a Agência Meteorológica japonesa.
O terremoto aconteceu às 12h29 hora local (0h29 de Brasília) e seu epicentro foi localizado a cerca de 50 quilômetros de profundidade sob o mar, muito perto da cidade de Ishinomaki, em Miyagi, uma das mais afetadas pelo forte terremoto e o tsunami que devastou a região nordeste do país em 11 de março de 2011.
A Tokyo Electric Power (Tepco) informou que revisou suas usinas nucleares de Fukushima Daiichi, onde por causa do tsunami de 2011 se viveu a pior crise atômica desde a de Chernobyl, e Fukushima Daini para detectar qualquer anomalia.
A Tohoku Electric Power também informou que não aconteceram danos em sua usina nuclear de Onagawa, a mais próxima ao epicentro do terremoto.
Devido ao tremor, a linha Tohoku do Shinkansen (trem bala) parou durante alguns minutos e depois retomou as operações com normalidade, informou a televisão pública "NHK".
Um trecho de estrada entre Sendai, capital de Miyagi, e a costa do Pacífico também foi provisoriamente interrompido.
As autoridades do aeroporto de Sendai não informaram de danos graves.
O tremor, notado em 19 das 47 regiões administrativas do país, incluindo Tóquio, registrou na cidade de Ishinomaki uma magnitude de grau 5 na escala japonesa fechada de 7, que se centra mais nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor.
O Japão fica sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e sofre terremotos com relativa frequência, por isso que as normas de construção são muito estritas e há rigorosos protocolos de emergência.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo