Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tremor

Terremoto de 6 graus atinge sul do México e capital do país

Um forte e prolongado terremoto de 6 graus de magnitude no sul do México sacudiu durante a madrugada deste sábado na capital do país, dois dias após um tremor similar.

Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora os tremores em todo o planeta, o tremor aconteceu às 2h36 (4h36 de Brasília), a uma profundidade de 35 km, com epicentro a sete quilômetros ao oeste de Tecpan, um município do estado de Guerrero, na costa do Pacífico.

Já o Centro Sismológico Nacional do México calculou o tremor em 5,9 graus de magnitude, a uma profundidade de 10 km.

"Até o momento não temos notícias de danos em nenhum estado", afirmou o coordenador nacional da Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

De acordo com ele, o fenômeno foi um tremor secundário do terremoto de 8 de maio, que atingiu 6,4 graus e provocou o desabamento de uma ponte.

O terremoto levou algumas pessoas para as ruas na Cidade do México, preocupadas com as consequências. Mas desta vez a energia elétrica não foi cortada na cidade.

Tecpan, uma cidade de 62 mil habitantes que fica 490 km ao sul da Cidade do México, também foi o município mais próximo do epicentro do tremor de quinta-feira e do terremoto de 18 de abril, que teve magnitude de 7,2 graus.

O território mexicano se encontra dividido entre cinco placas tectônicas e registra um dos maiores índices de atividade sísmica no mundo.

Em 19 de setembro de 1985, um terremoto de 8,1 graus destruiu parte da Cidade do México e deixou 3.700 mortos, segundo os números oficiais, mas organizações civis calculam mais de 20 mil mortos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros