Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter afetou nesta quarta-feira (data local) a costa leste e nordeste da ilha japonesa de Honshu, sem que se ativasse o alerta de tsunami nem se informasse de grandes danos, informou a Agência Meteorológica do Japão.
O terremoto aconteceu às 9h19 hora local (21h19 de Brasília) em torno do arquipélago das ilhas Izu, situadas ao sudeste da baía de Tóquio, e seu hipocentro se situou no mar a cerca de 400 quilômetros de profundidade.
Segundo o canal público NHK, várias linhas de trem de alta velocidade foram paralisadas por segurança após a detecção do tremor, que se sentiu com força em Tóquio.
Os operadores das distintas usinas nucleares do país não informaram por enquanto nenhuma anomalia.
O terremoto alcançou uma intensidade de até 4 graus na escala japonesa fechada de 7 (que se centra mais nas zonas afetadas que na intensidade do tremor) em regiões das províncias de Chiba, Tochigi, Saitama, Ibaraki e Kanagawa, todas elas na região da capital.
Fukushima e Miyagi, duas das províncias mais afetadas pelo terremoto e tsunami que devastou o nordeste do Japão em 11 de março de 2011, também registraram em várias zonas uma intensidade de 4 graus na escala japonesa.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura