Um forte terremoto de 7,2 graus de magnitude, com epicentro no Oceano Pacífico, atingiu nesta quarta-feira (9) a costa do Japão, provocando inclusive um alerta de tsunami, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Não há, por enquanto, informes de danos ou vítimas.
O tremor ocorreu às 11h45 (23h45 de Brasília), com epicentro a 160 km a leste da península de Oga e a uma profundidade de 10 km. O tremor foi sentido em Tóquio e nas províncias de Miyage, Iwate, Akita, Yamagata e Fukushima.
Em Miyage, o terremoto atingiu intensidade 5 na escala japonesa, que vai até 7, mas, segundo autoridades locais, não provocou danos na central nuclear erguida na região.15 réplicas
Doze minutos depois foi registrado uma réplica de 5,6 graus de magnitude. As autoridades emitiram na sequência um alerta que ondas de até meio metros devem atingir Miyage, Iwate e Fukushima. Depois, outras 14 réplica foram registradas, a menor de 4,7 graus de magnitude e a mais intensa de 5,7 graus de magnitude.
O terremoto provocou interrupções e atrasos nas viagens de trens nas regiões atingidas, afetando inclusive o trem-bala na zona de Tóquio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião