Um terremoto de 7,3 graus de magnitude na escala Ritcher abalou a ilha indonésia de Java na noite de quarta-feira (manhã de quarta, no Brasil). Ainda não há informação sobre possíveis vítimas.
O tremor ocorreu a uma profundidade de 291 quilômetros abaixo do nível do mar, informou a Agência Geológica dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica mundial.
O epicentro do terremoto se situou a 92 quilômetros da cidade de Bandung, no oeste da ilha, e a 107 quilômetros a leste de Jacarta. O tremor durou alguns segundos e foi sentido na capital indonésia.
"Senti um abalo, os vidros das janelas tremiam e as lâmpadas do quarto se mexiam", disse à agência Efe Elena Pérez, uma espanhola que mora em Jacarta. Ela acrescentou que o terremoto provocou uma sensação de enjôo e desorientação.
A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e sofre cerca de 7.000 tremores por ano, na maioria de baixa magnitude.
Em 2004 um forte terremoto atingiu a costa da ilha indonésia de Sumatra criando uma série de tsunamis (ondas gigantes) que semearam destruição em mais de 10 países banhados pelo Oceano Índico na Ásia e na África e causaram a morte de mais 226.408 pessoas.
Sem tsunami
O terremoto que atingiu a Indonésia nesta quarta-feira foi profundo demais para gerar um alerta de tsunamis, disse um representante do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico à agência Reuters.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia