Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tremor

Terremoto de 8,2 atinge costa do Chile e provoca tsunami

Bombeiros ajudam na evacuação da população para áreas mais altas da cidade de Valparaiso durante o alerta de tsunami nesta terça-feira | EFE
Bombeiros ajudam na evacuação da população para áreas mais altas da cidade de Valparaiso durante o alerta de tsunami nesta terça-feira (Foto: EFE)

Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa do Chile na noite desta terça-feira (1.º), provocando um tsunami que atingiu a parte norte do país e um alerta para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirmou que o terremoto foi muito superficial, apenas 10 quilômetros abaixo do solo oceânico, e ocorreu 99 quilômetros a noroeste do porto mineiro de Iquique, perto da fronteira com o Peru.

A Marinha do Chile disse que a primeira onda do tsunami atingiu a costa 45 minutos após o terremoto.

"Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir as costas perto do epicentro dentro de minutos e costas mais distantes em questão de horas", afirmou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Trânsito

Após o terremoto que abalou a costa norte do Chile, o subsecretário do interior do país, Mahmud Aleuy, afirmou que o único problema até o momento [22h45, horário de Brasília] tem sido o trânsito intenso no processo de retirada dos moradores, segundo publicou o jornal local La Tercera.

Imagens de TV chilenas mostram um grande número de pessoas nas ruas das cidades costeiras do norte do Chile. No início da noite desta terça as autoridades ordenaram a retirada da população em várias cidades por causa do alerta de tsunami emitido para todo o litoral do pacífico, sendo que as ondas podem atingir inclusive o Havaí. Hospitais nas cidades costeiras também estão sendo evacuados.

No Twitter e nos jornais locais há fotos de congestionamentos e um grande número de pessoas deixando suas casas a pé em diversas cidades, como em Valparaíso e Iquique.

Há relatos de rachaduras em algumas estradas do norte do Chile, deslizamentos de terra e algumas cidades estão sem energia elétrica, mas até o momento a informação é de que não há danos mais sérios. As primeiras ondas do tsunami já chegaram em algumas cidades, mas por enquanto a onda de maior altura foi 2,5 metros, informou Aleuy ao La Tercera. Outros terremotos mais fracos deram sequência ao tremor inicial, com magnitudes de 6,2 e 5,5.

Cobre

Iquique é um importante porto exportador de cobre, próximo das principais minas de cobre do país. As empresas de mineração Codelco e BHP Billiton disseram que ainda não tinham recebido relatos de danos às minas.

O alerta diz que, além do Chile, as costas do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua também estavam ameaçadas.

Autoridades no Peru estão isolando a costa sul do país na região de Ica.

Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami que causou grandes danos em várias cidades costeiras no centro-sul do Chile e matou centenas de pessoas.

Até as 23h50 não havia informações de novas cidades atingidas por tsunami.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.