• Carregando...

Terremoto de magnitude 4 na escala Richter sacode Caracas

Também neste sábado, um terremoto de magnitude 4 na escala aberta de Richter sacudiu o centro e o oeste da Venezuela sem provocar vítimas, informou a estatal Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (Funvisis).

O tremor foi registrado às 08h09 locais (9h39 de Brasília), a uma profundidade de 7,7 quilômetros e com epicentro a 28 quilômetros ao norte da cidade de Maracay, cerca de 100 quilômetros ao noroeste de Caracas.

O movimento telúrico de origem tectônica foi perceptível principalmente nos andares superiores dos edifícios da capital e em outras áreas do centro venezuelano.

A presidente da Funvisis, Aura Emilia Fernández, pediu através do site da instituição que os cidadãos mantenham "a calma perante fatos desta natureza, normais na Venezuela" por tratar-se de um país sísmico, lembrou.

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas em um terremoto de magnitude 4,7 na escala aberta de Richter que atingiu neste sábado a província equatoriana de Pichincha, cuja capital é Quito.

Javier Santos, técnico do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, disse à Agência Efe que o tremor, uma réplica do terremoto de magnitude 5,1 que sacudiu a província na terça-feira passada, ocorreu às 10h08 locais (12h08 de Brasília) a 7,79 quilômetros de profundidade.

O prefeito de Quito, Mauricio Rodas, informou em sua conta no Twitter que o sismo deste sábado, que "teve como epicentro o mesmo lugar do sismo principal", deixou 12 feridos no setor de Guayllabamba.

Dois dos feridos estavam em um veículo em Guayllabamba e os outros 10 em um ônibus na via Oyacoto, detalhou o prefeito.

Além disso, Rodas indicou que aconteceram deslizamentos de terra nas zonas de Oyacoto e Guayllabamba e que, por razões de segurança, foram suspensas as atividades no aeroporto de Quito, situado na zona de Tababela, cerca de 60 quilômetros ao leste da capital.

O tremor foi sentido com clareza em Quito e em vales limites, da mesma forma que o ocorrido na terça-feira passada.

O terremoto 12 de agosto provocou a morte de três pessoas, entre elas uma criança de quatro anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]