Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa leste dos Estados Unidos e o Canadá nesta terça-feira (23), sendo sentido de Virginia a Toronto, informou o Serviço Geológico dos EUA.
O tremor foi o mais intenso registrado desde 1897 nesta área, informou o Instituto Geológico dos EUA (USGS). O organismo indica que apesar dos terremotos no centro e leste do país serem menos frequentes que no litoral oeste, costumam ser mais fortes e em uma região muito mais ampla.
O tremor, que inicialmente chegou a ser calculado com magnitudes 5,8 e 6,0, sacudiu prédios e forçou o esvaziamento do edifício do Pentágono e o Capitólio, em Washington.
Não há relatos imediatos de feridos ou de grandes danos por causa do terremoto, que teve seu epicentro em Mineral, na Virginia, entre Charlottesville e Richmond, segundo o Serviço Geológico.
Funcionários de escritórios de Washington correram para as ruas depois do tremor, que durou cerca de cinco segundos e derrubou objetos de prateleiras de lojas e de edifícios comerciais.
O tremor também sacudiu prédios de escritórios de Nova York, provocando o esvaziamento de tribunais e da Prefeitura e interrompendo os trabalhos no local de construção do memorial do World Trade Center, relataram testemunhas e funcionários.
Um porta-voz da agência de trânsito disse que o terremoto foi sentido, mas não quis fazer comentários de imediato sobre se o sistema de metrô foi afetado.
As torres de controle dos aeroportos John F. Kennedy e Newark Liberty, em Nova Jersey, também foram esvaziados, assim como prédios em Boston. Uma testemunha da Reuters relatou ter sentido o terremoto em Toronto, no Canadá.
Deixe sua opinião