Autoridades norte-americanas informaram que um terremoto com magnitude preliminar de 6.0 atingiu a baía de São Francisco, no norte da Califórnia. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor aconteceu na madrugada deste domingo (24). Ainda segundo o instituto, este é o maior tremor verificado na região desde 1989, quando um terremoto de magnitude 6.9 atingiu a aérea.
Duas pessoas ficaram feridas e prédios históricos foram danificados, causando incêndios em algumas casas e falta de energia na região de Napa. O maior terremoto na região em 25 anos tirou muitos residentes da cama quando ocorreu às 3:20 da manhã, horário local. Não houve relatos de mortes.
A maioria dos danos ficou centrada em torno de Napa, uma região produtora de vinhos. Construções de alvenaria não reforçada no centro de Napa, incluindo o tribunal histórico e a biblioteca sofreram grandes danos, disseram autoridades da cidade. "Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás", disse Omar Lopez, 24, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena, a 15 minutos de Napa.
Os US Geological Survey (USGS) disse que o epicentro do terremoto foi a oito quilômetros a noroeste da cidade de American Canyon, no extremo norte da baía. Testemunhas relataram que o tremor disparou os alarmes dos carros e fez com que muitos moradores deixassem suas casas no meio da noite.
O Serviço Geológico informou que o alcance do terremoto foi de 11 quilômetros, sendo que outros tremores secundários atingiram áreas mais distantes. O terremoto provocou danos estruturais em algumas construções.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura