Um poderoso terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México na noite de quinta-feira (7), matando pelo menos 54 pessoas segundo o jornal The Washington Post e provocando avisos de tsunami ao longo da costa do Pacífico.
O presidente Enrique Peña Nieto o chamou do maior terremoto em cem anos, até maior que o devastador tremor de 1985 na Cidade do México, que matou milhares. Ele disse que um milhão de pessoas ficaram sem energia, mas a eletricidade logo foi restaurada para a maioria deles.
O epicentro do terremoto foi na costa de Chiapas, um estado no sul do México. Mas os rumores balançaram a capital mexicana a mais de 600 milhas de distância, causando falhas de eletricidade e relatos de danos esporádicos. Muitos mexicanos foram despertados da cama pelo terremoto e evacuaram os seus estreitos prédios de apartamentos de pijama e pés de meia.
O governo mexicano ordenou que as escolas fossem fechadas na capital na sexta-feira para que a infraestrutura escolar pudesse ser inspecionada após o terremoto.
Mortes, desmoronamento e danos
Até o momento, o estado Oaxaca registra o maior número de mortes. São 23 vítimas fatais, das quais 17 aconteceram só na cidade de Juchitan, de acordo com o governador Alejandro Murat.
Arturo Nuño, governador de Tabasco, anunciou as mortes de dois menores de idade: um na queda de uma barreira e outro, um recém-nascido, quando o aparelho de oxigênio ao qual estava conectado parou de funcionar com o corte de energia elétrica.
As fotos apresentaram tetos desmoronados, prédios de concreto achatados e escombros de danos nas cidades do sul, como Tuxtla Gutiérrez e Tonala.
As autoridades mexicanas alertaram os estados costeiros de Oaxaca e Chiapas da possibilidade de ondas destrutivas de mais de 4 metros.
Hpa também o receio de um tremor secundário superior a 7 graus nas próximas horas. Até o momento foram registrados mais de 100 terremotos de menor intensidade.
O Sistema de Aviso de Tsunami dos EUA disse que as ondas de tsunami perigosas podem ocorrer nas costas do Pacífico da Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e Honduras dentro de três horas. Não houve ameaça de tsunami para a costa oeste dos Estados Unidos, mas o sistema de alerta estima que essas ondas poderiam chegar ao México e até o Equador.
Nieto, o presidente, disse no Twitter que as autoridades foram instruídas para se encontrar imediatamente para avaliar a situação e responder ao terremoto.
A Cidade do México é uma das capitais mais conscientes do terremoto do mundo, depois de um devastador terremoto de 1985 causou danos generalizados à cidade e matou milhares. Muitos dos edifícios mais modernos foram construídos para resistir a tremores severos. Nos segundos antes do terremoto ter começado no final da quinta-feira (7), as sirenes de alerta de terremoto tinham disparado em toda a capital.