Pequim (AFP) Pelo menos 14 pessoas morreram, 370 ficaram feridas e milhares de casas foram destruídas por causa de um terremoto de 5,7 graus na Escala Richter ocorrido na manhã de ontem na província de Jiangxi, leste da China, segundo fontes oficiais locais.
O terremoto aconteceu às 8h49 locais (22h49 de Brasília de sexta-feira) e foi sentido em grandes cidades industriais situadas a uma centena de quilômetros do epicentro, localizado na província de Jiangxi, segundo o Centro Nacional de Observação Sísmica da China. "Acabávamos de tomar o café da manhã quando ouvimos uma explosão enorme. Depois as casas começaram a tremer e fomos para as ruas", disse um dirigente local identificado como Liu. Sete horas depois do tremor, os veículos de comunicação oficiais confirmaram a morte de 14 pessoas e apontaram que há mais de 370 feridos, entre eles 20 em estado grave.
O epicentro foi localizado entre Ruichang e Jiujiang, uma região de 500 mil habitantes famosa por seu balneário às margens do rio Yangtsé. Os sismólogos explicaram que o tremor ocorreu a uma dezena de quilômetros abaixo da superfície da terra. Este tipo de tremor é chamado de "superficial", como foi também o devastador terremoto que assolou o norte do Paquistão em 8 de outubro, deixando mais de 73 mil mortos e 3,3 milhões de desabrigados.
Os terremotos "superficiais" podem causar danos muito maiores que os terremotos mais profundos. "Seis pessoas morreram no condado de Jiujiang, 247 pessoas ficaram feridas e 8.072 casas foram destruídas", declarou um funcionário do governo pouco depois do terremoto. Em Ruichang, cinco pessoas morreram e 39 ficaram feridas, informou um dirigente municipal, acrescentando que pelo menos 420.000 pessoas saíram às ruas quando notaram o tremor. "Esse número (de mortos) só leva em conta a cidade", disse ainda o dirigente, que se identificou como Liu. "Desconhecemos a situação no campo. Basicamente, todo mundo em Ruichang está nas ruas. Creio que quando a noite chegar vamos precisar de tendas de campanha e mantas", assegurou.
Apoio
Em Pequim, o Ministério de Assuntos Civis já se mobilizou para enviar ajuda de emergência à região afetada, segundo a agência oficial Xinhua. Uma pessoa morreu na localidade de Wuxue, na província vizinha de Hubei.
A magnitude do tremor foi avaliada em 5,7 graus na Escala Richter pelo observatório sismológico de Hong Kong e pela rede de observação sísmica nacional da China. O terremoto também foi sentido em Wuhan, uma importante cidade industrial às margens do rio Yagtsé, assim como em Changsha, capital da província de Hunan, a 300 quilômetros da região afetada pelo tremor, segundo a Nova China.
O sismólogo Gao Jianguo explicou que a atividade sísmica é rara na região de Jiangxi. "O mais intenso tremor de terra ocorrido nos últimos anos foi em 1987. Tinha magnitude de 5,5 graus na Escala Richter", explicou. Segundo Jianguo, o tremor deste sábado é o "maior desde 1949" na região.
Deixe sua opinião