Um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter, registrado na costa do Chile ontem à noite, provocou um tsunami que atingiu a parte norte do país e gerou um alerta para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirmou que o terremoto foi superficial, apenas 10 quilômetros abaixo do solo oceânico, e ocorreu 80 quilômetros a noroeste do porto mineiro de Iquique, perto da fronteira com o Peru.
A Marinha do Chile disse que a primeira onda do tsunami atingiu o Chile 45 minutos após o abalo. "Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir as costas perto do epicentro dentro de minutos e costas mais distantes em questão de horas", afirmou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Iquique é um porto exportador de cobre, próximo das principais minas de cobre do país. As empresas de mineração Codelco e BHP Billiton disseram que ainda não tinham recebido relatos de danos às minas.
O alerta lançado ontem disse que, além do Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua também estavam sob ameaça. Um tsunami de até 2 metros de altura era esperado na cidade de Pisagua, no Chile. Autoridades no Peru estão isolando a costa sul do país na região de Ica.
Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami que causou grandes danos em várias cidades costeiras no centro-sul do Chile e matou centenas de pessoas.