Uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas na Indonésia após um terremoto de alta intensidade que ocorreu nesta quarta-feira (12). O tremor gerou um tsunami de pequenas proporções que atingiu a ilha de Sumatra, na costa oeste do país. A vítima fatal e os feridos são da região de Bengkulu, a cidade mais próxima ao epicentro do terremoto - registrado a cerca de 15 quilômetros abaixo do nível do mar.
Moradores de Bengkulu viveram momentos de pânico após o tremor, de 8,2 graus na escala Richter. Ao menos um prédio da cidade desmoronou.
Na cidade de Padang diversos prédios foram danificados e ao menos uma loja de carros desmoronou.
Tsunami
O terremoto que atingiu a Indonésia gerou um tsunami de pequena intensidade. O tamanho das ondas geradas pelo tsunami, no entanto, ainda não está claro.
Segundo a agência Associated Press (AP), pode ter sido de até 9 pés (de quase 3 metros). A fonte da AP é a agência meteorológica da Indonésia.
Já a rede norte-americana de TV "CNN" diz que o tsunami teve ondas menores -de cerca de 70 centímetros. A fonte da "CNN" é Brian Shiro, do Centro Nacional de Tsunamis do Pacífico. O terremoto
O sismo aconteceu às 18h10 (8h10 pelo horário de Brasília) a cerca de 15 quilômetros abaixo do nível do mar e cerca de 13 quilômetros da cidade de Bengkulu, na ilha de Sumatra.
Inicialmente, a agência geológica dos Estados Unidos havia anunciado que o tremor atingiu 7,9 graus na escala Richter. Mas a agência Efe informou minutos depois que o terremoto foi ainda maior -de 8,2 graus.
Por precaução, o governo da Indonésia mandou esvaziar a região litorânea com medo justamente de um possível tsunami.
Segundo a agência de notícias "Reuters", testemunhas disseram que sentiram o tremor também em Cingapura e na Tailândia.
Alerta de tsunami
Na Malásia, o governo local também enviou uma ordem para todas as pessoas deixarem as praias com medo de um tsunami, após ser comunicada sobre o terremoto na Indonésia.
Em dezembro de 2004, em uma região bem próxima, aconteceu um dos piores desastres naturais. Um terremoto de 9,3 graus causou um tsunami que matou 230 mil pessoas, sendo 160 mil na província de Aceh, também na Indonésia.