Um forte terremoto ocorrido na madrugada de ontem no leste da Turquia deixou pelo menos 51 mortos e mais de 30 feridos. Com medo de novas réplicas, centenas de sobreviventes foram para as ruas, onde acenderam fogueiras e aguardaram pelo socorro.
O tremor de intensidade 6, registrado antes do sol nascer, por volta das 4h30 locais (23h30 de domingo em Brasília), surpreendeu grande parte da população, que dormia no momento do abalo.
A região mais atingida foi perto do vilarejo de Basyurt, em uma área remota da província de Elazig. A região fica a 550 quilômetros ao leste de Ancara.
Casas de barro ficaram completamente destruídas e minaretes de três mesquitas foram derrubados. Uma equipe do Crescente Vermelho foi enviada ao local para ajudar as vítimas e ergueu 20 casas pré-fabricadas e 230 tendas de campanha para dar assistência aos desabrigados. Policiais também auxiliaram nos trabalhos de resgate. "Eu tentei sair de casa, mas a porta não abria, então pulei pela janela para tentar ajudar meus vizinhos", disse Ali Riza, que ajudou a tirar seis corpos dos escombros.
Cautela
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu à população que não volte às suas casas porque ainda havia o risco de as construções virem abaixo após réplicas do terremoto.
Desde o tremor inicial mais de cem réplicas foram registradas a mais forte delas atingiu 5,5 graus na escala Richter. Em 1999, dois poderosos tremores foram registrados no noroeste do país, deixando mais de 18 mil mortos.