Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tragédia

Terremoto mata 51 na Turquia

Governo pediu a moradores que dormissem na rua para evitar desabamentos | AFP
Governo pediu a moradores que dormissem na rua para evitar desabamentos (Foto: AFP)
Veja onde fica a Turquia e o local atingido pelo terremoto |

1 de 1

Veja onde fica a Turquia e o local atingido pelo terremoto

Um forte terremoto ocorrido na madrugada de ontem no leste da Turquia deixou pelo menos 51 mortos e mais de 30 feridos. Com medo de novas réplicas, centenas de sobreviventes foram para as ruas, onde acenderam fogueiras e aguardaram pelo socorro.

O tremor de intensidade 6, registrado antes do sol nascer, por volta das 4h30 locais (23h30 de domingo em Brasília), surpreendeu grande parte da população, que dormia no momento do abalo.

A região mais atingida foi perto do vilarejo de Basyurt, em uma área remota da província de Elazig. A região fica a 550 quilômetros ao leste de Ancara.

Casas de barro ficaram completamente destruídas e minaretes de três mesquitas foram derrubados. Uma equipe do Cres­cente Vermelho foi enviada ao local para ajudar as vítimas e er­gueu 20 casas pré-fabricadas e 230 tendas de campanha para dar assistência aos desabrigados. Policiais também auxiliaram nos trabalhos de resgate. "Eu tentei sair de casa, mas a porta não abria, então pulei pela janela pa­­ra tentar ajudar meus vizinhos", disse Ali Riza, que ajudou a tirar seis corpos dos escombros.

Cautela

O primeiro-ministro turco, Re­­cep Tayyip Erdogan, pediu à po­­pulação que não volte às suas ca­­sas porque ainda havia o risco de as construções virem abaixo após réplicas do terremoto.

Desde o tremor inicial mais de cem réplicas foram registradas – a mais forte delas atingiu 5,5 graus na escala Richter. Em 1999, dois poderosos tremores foram registrados no noroeste do país, deixando mais de 18 mil mortos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.