• Carregando...
Estrada na cidade de Tarlay ficou completamente destruída após terremoto | Democratic Voice of Burma/Handout/Reuters
Estrada na cidade de Tarlay ficou completamente destruída após terremoto| Foto: Democratic Voice of Burma/Handout/Reuters

Rangum - Pelo menos 74 pessoas morreram num violento terremoto em Mianmar, no sudeste asiático. O tremor, ocorrido anteontem no horário local, teve magnitude 6,8, segundo o Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O abalo foi sentido em Bangcoc, a quase 800 quilômetros de seu epicentro, em Hanói e também em partes da China.

Há o temor de que o número de mortos aumente. Um funcionário birmanês disse que 74 pessoas morreram e 110 ficaram feridas em cinco áreas próximas do centro do país. Mais de 240 prédios haviam desabado.

"Nós estamos tentando chegar a áreas remotas", disse o funcionário. "Os militares, a polícia e autoridades locais estão tentando encontrar algumas das pessoas feridas nas áreas afetadas, mas as rodovias ainda estão fechadas."

A maior parte das mortes aconteceu em aldeias situadas na região nordeste de Mianmar, próxima à Tailândia, de acordo com funcionários da cidade fronteiriça de Tachilek citados pela rádio estatal tailandesa.

Além de Tachilek, também houve vítimas e edifícios derrubados em Mong Lin, Mang Pyak e Tarlay. Neste último povoado, próximo ao epicentro, 20 pessoas morreram e 45 edifícios desmoronaram, incluindo os mosteiros de Fonekha, Naamkham e Parhlaing.

Também houve relatos de edifícios parcialmente destruídos em Mong Lin (133) e Tachilek (130).

Tailândia

Do outro lado da fronteira, autoridades da Tailândia disseram que uma mulher de 52 anos morreu no distrito Mae Sai, após um muro de sua casa desabar. Mo­­radores assustados fugiam de suas casas na região, grandes edifícios balançaram e hospitais e escolas foram esvaziados.

Em Rangum, Chris Herink, diretor para Mianmar da organização de caridade World Vision, disse que aparentemente não havia um "dano catastrófico de infraestrutura" nas áreas afetadas de Kengtung e Tachileik, ainda que prédios tenham sofrido danos e o fornecimento de água tenha sido interrompido em algumas áreas. Segundo ele, a preocupação maior é nas áreas rurais. "É uma área montanhosa, perto da fronteira entre Tailândia e Laos, o chamado Triângulo Dou­­rado. Há muito comércio que passa por aquela área."

Réplicas

O epicentro do terremoto foi 90 quilômetros ao norte de Chiang Rai e 235 quilômetros a nordeste de Chiang Mai, segunda maior cidade tailandesa e popular destino turístico. O departamento de meteorologia da Tailândia informou ontem que registrou seis tremores secundários após o terremoto inicial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]