Honiara Um forte terremoto seguido de um tsunami atingiu as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, na manhã de ontem, inundando aldeias e deixando pelo menos 13 mortos e um número desconhecido de desaparecidos. De acordo com o governo local, o número mortes deve aumentar.
Segundo relatos de moradores, ondas de até 10 metros de altura emergiram depois de apenas cinco minutos do primeiro tremor que atingiu 8 pontos na escala Richter. O tremor inicial foi seguido por um outro de 6,7 pontos após sete minutos.
Autoridades internacionais, temendo uma repetição da tragédia de 2004 quando um tsunami atingiu o Oceano Índico, deixando cerca de 300 mil mortos e desaparecidos , colocaram um alerta de tsunami em uma área que abrangia de Tóquio ao Havaí logo após o primeiro tremor, fechando praias a uma distância de 2 mil quilômetros. O alarme foi retirado após nove horas e o estrago causado pelo tsunami foi restrito à área próxima do tremor.
A região mais afetada foi a Ilha de Gizo, a noroeste da capital Honiara, onde o terremoto danificou prédios e as ondas mataram pelo menos sete pessoas, que ficaram presas em suas casas quando a onda passou. Um comunicado oficial do governo local afirmou que outros corpos foram vistos, mas não puderam ser recolhidos por causa das grandes ondas que quebravam na praia.
O tremor de ontem foi o maior a atingir as Ilhas Salomão desde 1900.
Deixe sua opinião