O terremoto, de 8 graus na escala Richter, seguido de tsunami causou nove mortos nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, segundo as autoridades locais. Cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas, 70 casas e quatro escolas, destruídas, e estradas, encobertas. A agência de promoção de investimentos filipina, Peza, informou que há carência de água potável.
Após o terremoto seguido por tsunami, houve cerca de 40 réplicas com uma intensidade até 7 graus na escala Richter que se prolongaram esta quinta-feira (7). A réplica mais violenta foi registrada no Sudeste, em Santa Cruz.
O comissário de Polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, disse que há pessoas consideradas desaparecidas e um número indeterminado de feridos sendo atendidos por médicos e equipes de enfermagem.
As equipes médicas e de salvamento seguem em direção à Ilha de Santa Cruz, a mais afetada do país, enquanto as autoridades tentam reparar a pista do aeroporto de Lata, capital, para facilitar a chegada de ajuda humanitária.
Em 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter causou 52 mortos nas Ilhas Salomão país que é formado por aproximadamente mil ilhas com uma população estimada em 523 mil pessoas. As Ilhas Salomão estão no Anel de Fogo do Pacífico área de grande atividade sísmica e vulcânica.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana